segunda-feira, 21 de maio de 2012

Verdade ou teoria?!

Teorias! São hipóteses conjecturais, aprendi eu, algures. Tudo tem o seu contexto, ornamentado aqui e acolá, que aproximam a teoria A, como possível explicação ao conjunto de acontecimentos B. Mas toda a explicação é uma mera aproximação à verdade. A tal teoria! Não a verdade em si. Impossível. Dizem! A realidade que eu vejo, não é a realidade que existe. É apenas uma realidade para mim. E assim, cada um, poderá ter um ínfimo conjunto de elos que formam a sua realidade. É como se os nossos sentidos fossem aos poucos, racionalizando o nosso tempo e o nosso espaço. E por seu lado, a nossa emoção fosse uma espécie de bússola que se torna a orientação prática ao sentido que queremos dar às coisas. Assim, o mundo, ou a realidade, ou que quer que esteja nela, é apenas uma imaginação pintada por nós. Então somos constantes criadores de obras de arte. Não importa a técnica ou o instrumento. A nossa imaginação confunde-se com os sentidos e estes com a razão. A minha explicação, ou a minha hipótese conjectural, é única e exclusivamente uma leitura! Eu escolho, por exemplo, as palavras. Para ler e para pintar o mundo. As interrogações, os medos e os risos, não são, interrogações nem medos nem risos reais! Estão dentro de uma hipótese. Dentro de uma possível interpretação do eu e do meu mundo. Quem me lê, sabe isso perfeitamente. E também, essa pessoa é um outro Eu, com uma outra conjectura. Logo, esta polissemia é sempre demasiado redutora do que é a verdade. Porque eu nunca escrevo o que vivo, mas apenas coloco a hipótese conjectural de viver daquela forma. E o outro que me lê, faz a sua pintura, exactamente de acordo com uma hipótese sua. Nunca escrevo o que sinto. Nunca escrevo o que vivo. Sou apenas uma hipótese conjectural! Os meus textos são apenas hipóteses conjecturais, com total ausência de sentido emocional e físico. Creio que a isto se chama pragmatismo vivencial. Um saber viver sem compromissos que me relaciona com algo definitivamente aborrecido que se chama verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário